Como se recolocar no mercado de trabalho? | Personale

Como se recolocar no mercado de trabalho?

A pandemia do coronavírus afetou negativamente a economia mundial. Com isso, muitos indivíduos foram demitidos dos seus empregos. No Brasil, houve um aumento de 1,1 milhão de pessoas desempregadas entre junho e agosto de 2020. O índice recorde fez a quantidade de cidadãos sem emprego subir para 14,4%, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua). Mas, é preciso prosseguir e investir na vida profissional para ter uma nova oportunidade. Por isso, iremos dar dicas de como se recolocar no mercado de trabalho.

Dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Ao serem demitidas, muitas pessoas sentem-se desanimadas. Esse sentimento é fortificado ao tentar conquistar um novo emprego por muito tempo e ter todas as chances frustradas. Um brasileiro leva, em média, 8 meses para se recolocar no mercado de trabalho, segundo estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), fundamentada em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devido a isso, apresentaremos dicas que ajudam a conquistar uma vaga.

Busque ter convicção dos seus objetivos profissionais

O desemprego pode deixar a pessoa confusa. No entanto, é necessário não perder o foco. Utilize esse tempo para refletir suas experiências profissionais e analisar onde deseja chegar no futuro. Ter certeza dos seus objetivos irá colaborar para que você se empenhe apenas nas vagas que estão de acordo com suas metas.

Renove seu currículo

Por mais que você tenha qualificações e ótimas experiências de trabalho, enviar um currículo com erros de gramática e design ruim pode te desfavorecer em um processo seletivo. É importante ter o cuidado de atualizá-lo conforme a vaga que está se candidatando, destacando experiências que sejam pertinentes para o cargo. Além disso, esteja presente em redes sociais profissionais e remodele seu portfólio, se sua profissão exigir um.

Faça cursos e palestras

Aproveite para ampliar seus conhecimentos. Há cursos e palestras que podem contribuir muito com o seu crescimento profissional. Além disso, realizar essas atividades irá favorecê-lo no mercado de trabalho, pois irá revelar que está sempre disposto a aprender.

Cultive rede de relacionamento profissional

Nesse momento o networking é fundamental. Quando tiver uma oportunidade, fale sobre seus interesses e objetivos de carreira. Não há problema em expor a procura por recolocação no mercado de trabalho. Além disso, mantenha esse relacionamento após conseguir sua desejada vaga.

Pondere vagas temporárias

Muitas oportunidades de trabalho temporário têm surgido e crescido no mercado, principalmente com a retomada da economia. Abra seus horizontes e dê uma chance para esse modelo de contratação. Assim, você adquire mais uma experiência para o seu currículo, talvez conquiste a empresa e seja, até mesmo, admitido.

Prepare-se para a entrevista de emprego

Após longo tempo sem atuar no mercado de trabalho, é comum sentir-se ansioso com a etapa da entrevista de emprego. Portanto, esteja preparado para ela. Evite frases clichês que os recrutadores estão acostumados a ouvir de todos os candidatos e invista no seu diferencial. Busque informações previamente na Internet e demonstre estar disposto a aprender e colaborar com a evolução da empresa. Como a maioria das entrevistas é virtual, arrume-se como se fosse presencial e muito cuidado com o ambiente, que deve ser sem barulhos, pets etc.

Caso tenha sido demitido do último emprego, não tente esconder esse fato. Se questionarem a causa, informe com cautela e demonstre que está se dedicando para desenvolver novas habilidades profissionais. Muito importante não mentir numa entrevista.

Conte com a Personale para se recolocar no mercado de trabalho

Para ter mais chances de voltar à ativa no mercado de trabalho, é possível buscar por sites de vagas de emprego e se cadastrar numa consultoria de RH, assim como a Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos. Criada em 1993, a Personale divulga oportunidades de trabalho no site, unindo empresas que buscam profissionais aos que estão à procura de recolocação no mercado. Além disso, oferecemos os serviços de recrutamento e seleção, avaliação de potencial, trabalho temporário, terceirização de serviços, administração de folha de pagamento e gestão de eventos para organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *