Como se preparar para entrevistas de emprego | Personale

Dicas de como se preparar para entrevistas de emprego

Um momento muito importante do processo seletivo de uma vaga de trabalho é a entrevista de emprego. Por causa disso e pelo fato de estarem sendo avaliados, os candidatos ficam muito nervosos. Prejudicados pela tensão que sentem, muitos deles não são aprovados porque atrapalham-se no decorrer da reunião com o recrutador. Por isso, iremos apresentar dicas de como você deve se preparar para essa ocasião.

Como se preparar para a entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é considerada como um momento de apreensão por muitos, principalmente por aqueles que desejam muito a vaga ao qual estão competindo. Isso acontece porque as pessoas ficam naturalmente nervosas quando passam por uma situação em que estão sendo analisadas. No entanto, para conquistar o cargo, é necessário controlar a ansiedade e se dedicar para realizar uma boa entrevista de emprego. Veja abaixo algumas dicas de como impressionar o recrutador.

Lembre-se do seu histórico profissional

Na entrevista de emprego, você será perguntado sobre as suas principais experiências profissionais. Por isso, é importante que você pense nisso alguns dias antes da reunião. Eleja algumas situações da sua vida profissional em que desempenhou importantes tarefas e superou desafios. Além disso, selecione algumas que demonstrem sua habilidade de trabalho em equipe, comunicação e liderança. Mostre as suas competências com as vivências que teve no mercado de trabalho.

Faça uso da técnica Star

Você sabe o que é a estratégia Star? Com o significado da palavra estrela, esse método deve ser utilizado para expor suas realizações profissionais. Ela consiste em organizá-las da seguinte maneira: Situação, Tarefa, Ação e Resultado. Assim, você consegue apresentar seus resultados de planejamentos e suas superações.

Pesquise sobre a empresa

Geralmente, um candidato participa de muitos processos seletivos. Quando ele é chamado para várias entrevistas, pode se esquecer desse tópico, que é fundamental. Ao fazer a clássica pergunta do motivo pelo qual você deseja trabalhar naquela organização, o recrutador quer saber se os valores dela estão alinhados aos seus. Por isso, procure o máximo de informações sobre o empreendimento e organize em sua mente as principais para responder na hora certa. Assim, o entrevistador saberá que você conhece o local que quer fazer parte da equipe.

Prepare-se para fazer perguntas

Uma ótima maneira de impressionar o recrutador é ao fazer perguntas que mostrem que você pesquisou sobre a empresa e tem interesse na vaga que está sendo disponibilizada. Mas tenha a atenção de não fazer questionamentos que podem ser respondidos com uma busca no Google. Dessa forma, você demonstra que não sabe sobre a organização.

Esteja atento com o que publica nas redes sociais

Saiba desde já que o recrutador pode ter olhado os seus perfis nas redes sociais antes mesmo da entrevista de emprego acontecer. Por isso, tenha atenção com os posts que costuma fazer. Essa dica também vale para depois da contratação. Afinal, você será constantemente avaliado pela empresa.

Garanta a sua vaga na entrevista de emprego

Para ter sucesso na sua entrevista de emprego, siga as dicas apresentadas e esteja confiante. A segurança em suas palavras e gestos irá demonstrar a firmeza que o entrevistador busca em um profissional. Para encontrar vagas de trabalho, basta acessar o site da Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos. Fundada em 1993, a Personale faz a intermediação entre empresas e profissionais que buscam uma oportunidade de emprego. Com sede no Centro do Rio de Janeiro e filial na Barra da Tijuca, temos espaços disponíveis para a realização de processos seletivos de organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *