cuidado-vagas-falsas

12 características de vagas falsas

Infelizmente, a busca por empregos de forma digital vem sofrendo golpes causados por fraudadores na busca de dados e informações pessoais. Vagas falsas são espalhadas em redes sociais e em aplicativos de mensagem instantânea como uma isca para a aplicação de golpes.

É muito importante saber identificar essas vagas falsas para se proteger. Se você está buscando por um emprego ou uma recolocação no mercado de trabalho, fique atento a todas essas características e faça uma verificação de segurança na hora de enviar o seu currículo.

 

A vaga direciona para um site estranho

 

Se a vaga que você se interessou tem um link estranho e não é de nenhum canal de divulgação conhecido, estranhe. 

 

Retorno sobre a vaga é imediato

 

O retorno sobre uma vaga de emprego leva um tempo para que os recrutadores possam analisar todos os currículos recebidos. Portanto, se você receber um retorno muito rápido, desconfie.

 

As informações sobre a vaga são genéricas

 

Vagas em que qualquer pessoa pode se candidatar também devem ser desconfiadas. Afinal, elas costumam funcionar como um chamariz para coletar dados e informações pessoais.

 

Tem que pagar para participar do processo seletivo

 

A maioria dos canais de divulgação de vagas de emprego não cobram para você se candidatar a uma vaga. Portanto, se te informarem que é obrigatório o pagamento, há grande risco de ser uma tentativa de fraude.

 

Alguém convida você em nome de uma empresa

 

As empresas não costumam convidar informalmente as pessoas às vagas de emprego. Se receber um convite extremamente informal, desconfie e faça perguntas antes de enviar os seus dados.

 

Você precisa pagar um curso para ser contratado

 

É dever da empresa oferecer cursos e aperfeiçoamento profissional para seus colaboradores. Portanto, se para uma vaga de emprego for obrigatório a realização de um curso, há grandes chances de se tratar de golpe.

 

A comunicação tem erros de digitação

 

A comunicação empresarial é formal. Se você encontrar uma vaga de emprego com erros de gramática e linguagem informal pode se tratar de fraude.

 

Você precisa passar seus dados por WhatsApp

 

Em um processo formal, as contratações são realizadas por uma empresa de Recursos Humanos. Tenha bastante cuidado ao fornecer seus dados por meio do WhatsApp.

 

Não acredite em histórias longas e improváveis 

 

Se, ao questionar o contratante, você observa que ele está apresentando uma narrativa que não faz muito sentido, ela pode se tratar de uma vaga falsa.

 

Há certo mistério sobre a vaga em questão

 

Se a vaga para qual você foi solicitado não está sendo bem explicada e as atividades também não, esse é um motivo para desconfiar.

 

Pedem para compartilhar a vaga antes de se inscrever

 

Vagas de emprego que pedem para você compartilhar várias vezes para, somente assim, realizar uma inscrição, não são confiáveis. Na maioria das vezes, elas contêm vírus e spams.

 

Oferecem benefícios fora da realidade

 

Se você está buscando emprego em determinada área e encontra uma vaga com benefícios fora do comum, desconfie, pois isso pode ser uma forma de conseguir vítimas para futuras fraudes.

 

Dica de segurança

Além dessas características sobre as vagas falsas, é importante tomar algumas medidas de segurança, como:

  • nunca dar seus dados bancários, CPF ou endereço por aplicativos de mensagens, como, por exemplo, WhatsApp ou por ligação;
  • não enviar PIX ou pagar boletos em nome de terceiros;
  • não enviar fotos da sua casa ou de seus pertences para desconhecidos.

 

Não caia em vagas falsas! Busque oportunidades de emprego na Personale!

Se você está procurando emprego, confie na Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos. Há 29 anos, realizamos o recrutamento e seleção, além de termos alertas de vagas diariamente em nossos perfis nas Redes Sociais. Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *