18 dicas para melhorar o seu perfil no LinkedIn

A busca por emprego em plataformas on-line é uma realidade que já faz parte da rotina dos brasileiros. Essa atitude, que já vinha ganhando espaço, dominou totalmente as relações de trabalho após a pandemia de Covid-19. Seja para conseguir um novo emprego, para recolocação no mercado ou durante o processo de transição de carreira, as plataformas digitais demonstraram que são ótimas aliadas para as relações atuais de trabalho.

 

Dentre todas as plataformas, a que mais se destaca é o LinkedIn. O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, nas informações institucionais, a plataforma informa que tem mais de 774 milhões de usuários e vem apresentando um crescimento em potencial! Logo, se você quer se destacar profissionalmente, precisa conhecer e se adaptar ao LinkedIn.

Como o LinkedIn funciona?

Em primeiro lugar, você precisa entender que as informações do LinkedIn não devem ser uma cópia fiel do seu currículo. Outro ponto importante, é que o LinkedIn não é uma empresa de RH, ele é uma ferramenta que pode ser usada pelos gestores para fazer a triagem de currículos e de futuros colaboradores. 

 

Você pode se candidatar a vagas, receber propostas e até realizar testes no LinkedIn, mas o ideal é que o processo seletivo seja realizado por uma empresa de RH. No LinkedIn, o seu perfil é a peça principal, é onde você pode se destacar profissionalmente.

Como deixar o seu perfil no LinkedIn mais atraente e assertivo?

Com certeza, você conhece alguém que conseguiu um emprego ou realizou pelo menos uma entrevista pelo LinkedIn. Se você ainda não conseguiu ser notado nessa plataforma, conheça 15 dicas essenciais que vão potencializar o seu perfil. Confira!

 

  1. Use uma boa foto de perfil;
  2. Coloque uma foto na capa que reflita seu estilo profissional;
  3. Personalize a sua URL;
  4. Tenha um perfil completo;
  5. Preencha o resumo com palavras-chaves;
  6. Use vídeos ou fotos para demonstrar seus melhores trabalhos realizados;
  7. Adicione competências;
  8. Crie um título profissional;
  9. Fale das suas habilidades;
  10. Adicione seções no perfil;
  11. Crie conteúdos autorais e relevantes;
  12. Tenha recomendações de amigos e colegas de trabalho;
  13. Seja ativo na rede;
  14. Inclua cursos e certificados;
  15. Siga perfis do seu nicho;
  16. Conecte-se com seus amigos;
  17. Compartilhe artigos da sua área de interesse;
  18. Evite erros de ortografia.

O algoritmo

Seguindo as dicas acima, seu perfil será beneficiado pelo algoritmo do LinkedIn e seu perfil poderá alcançar ou se destacar para os recrutadores.

Recrutamento e seleção de pessoas é na Personale!

Recapitulando, o LinkedIn é uma ótima ferramenta de triagem de currículos, mas, para a realização de um processo seletivo eficiente e especializado, é necessário o acompanhamento de profissionais de RH. A Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos, está há quase 30 anos no mercado e é especialista em recrutamento efetivo on-line. Entre em contato conosco para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *