representatividade-mercado-trabalho-feminino

A importância da representatividade no mercado de trabalho

Muito se fala sobre representatividade, mas você sabe como isso pode impactar o mercado de trabalho? Abaixo, iremos falar um pouco sobre esse tema e destacar a importância social que as empresas têm ao acolher todos os tipos de profissionais sem distinção de gênero, raça, classe, sexualidade e outras características sociais.

O investimento em programas de representatividade produz benefícios mútuos. A seguir, confira alguns exemplos!

 

Melhora nos resultados

Com um local de trabalho acolhedor, as pessoas se sentem mais motivadas para realizar as suas atividades. Quando os objetivos da empresa estão alinhados com o colaborador, ele ficará mais engajado em alcançar resultados positivos.

Redução dos conflitos

Empresas que investem em representatividade têm menos conflitos do que empresas que não investem. Pois, com uma cultura de respeito às individualidades é mais fácil de lidar com divergências, evitando conflitos interpessoais.

Imagem positiva da empresa

Como você gostaria que sua empresa fosse reconhecida? Se você está atento às necessidades do seu colaborador, você passará uma imagem positiva de responsabilidade social, tornando-se referência e gerando admiração.

 

Como melhorar o clima organizacional?

Para melhorar o clima organizacional é necessário identificar quais são os grupos historicamente estigmatizados para não reproduzir situações comuns de preconceito, evitando algumas situações complicadas. Abaixo, elencamos alguns exemplos. Confira!

 

Machismo

 

Infelizmente, o machismo ainda é recorrente em muitas empresas. Ele ocorre quando não há igualdade entre homens e mulheres. Uma importante ferramenta para romper esse preconceito é com a equiparação salarial e uma distribuição justa nos cargos de liderança.

 

Racismo

 

Quantas pessoas pretas têm na sua equipe? Segundo dados do IBGE, 54% da população brasileira são autodeclaradas pretas. Logo, é importante que isso seja aplicado também no corpo de colaboradores.

 

Homofobia

 

No dia a dia da empresa, é importante observar se existe o respeito com as pessoas LGBTQIAP+. Tenha políticas claras sobre discriminação e esteja sempre disposto a ouvir as necessidades desse grupo.

 

Capacitismo 

 

Além de criar vagas destinadas a pessoas que possuem algum tipo de deficiência, é importante que o local de trabalho seja acessível e que ofereça ferramentas de inclusão para manter um clima organizacional agradável e seguro.

 

Aplicando a representatividade na prática

Um posicionamento mais humanizado requer esforços para promover mudanças que irão se tornar conquistas a longo prazo. Portanto, algumas atitudes podem fazer a diferença, como:

  • feedback dos colaboradores;
  • realização de treinamentos focados em retenção;
  • revisão das etapas de recrutamento;
  • estabelecimento de políticas inclusivas;
  • consideração de benefícios flexíveis.

Representatividade no mercado de trabalho é com a Personale!

A Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos, atua há mais de 29 anos, realizando a seleção de pessoas para diversas empresas. 

Promovemos a representatividade no mercado de trabalho para diversos setores, pois estamos atentos às tendências do mercado de trabalho para que o relacionamento corporativo seja cada vez mais prático e eficiente. 

Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *