Personale | Plano de carreira: formas de crescer dentro de uma organização

Plano de carreira: formas de crescer dentro de uma organização

Plano de carreira é todo o caminho percorrido por um funcionário dentro de uma empresa, levando em consideração a hierarquia e as competências necessárias para atingir determinado cargo. 

Nem todas as empresas têm plano de carreira para os colaboradores, mas esse é um atrativo muito valorizado e reconhecido profissionalmente.

A empresa que oferece plano de carreira se destaca dentre as demais, pois motiva os colaboradores com um benefício a longo prazo. Na busca de atração e manutenção de talentos, uma empresa pode investir tanto em plano de carreira quanto em benefícios flexíveis. O ideal é alinhar os objetivos profissionais em prol do sucesso mútuo.

Tipos de plano de carreira

Existem vários tipos de plano de carreira. Portanto, confira, abaixo, os vários tipos de plano de carreira e esteja atento aquele que mais se adapta aos seus objetivos e necessidades.

  • Plano de carreira em Y

Esse plano de carreira é o mais comum e consiste em oferecer duas opções de crescimento dentro de uma empresa. O colaborador deve optar, por exemplo, se deseja seguir para o cargo de especialista ou de gestor, tendo em vista suas competências e formações.

  • Plano de carreira em W

O plano de carreira em W apresenta uma nova opção de crescimento que mescla os dois cargos anteriores, como, por exemplo, a unificação do cargo de especialista e gestor, oferecendo uma terceira opção.

  • Plano de carreira em linha 

O plano de carreira em linha é o mais comum em profissões de instituições militares e serviços públicos. Afinal, a estrutura hierárquica acontece de acordo com o tempo de trabalho, sendo mais difícil mudanças de cargos.

  • Plano de carreira horizontal

Esse é mais comum em empresas que não têm níveis hierárquicos. Ou seja, todos os colaboradores são reconhecidos no mesmo cargo, mas a empresa pode optar em oferecer bonificações para aqueles que se destacarem.

  • Plano de carreira paralela

Esse tipo de plano de carreira é muito comum em empresas que oferecem o cargo de trainee, pois são criados cargos específicos de crescimento paralelamente a outros colaboradores da empresa.

  • Plano de carreira em rede

O plano de carreira em rede é a evolução do plano de carreira em Y e em W. Nele, é oferecido um leque de possibilidades de cargos que uma pessoa pode ocupar dentro da empresa. 

Construindo um plano de carreira

Se você tem objetivo de alçar voo dentro de uma empresa é importante que você conheça quais são os tipos de plano de carreira que ela oferece. 

Assim, você poderá alinhar o que a empresa está esperando de um colaborador e se qualificar para assumir determinado cargo ou para se preparar para uma recolocação no mercado de trabalho.

Nessa jornada, o importante é definir metas e objetivos para a sua carreira de forma alinhada com uma empresa, investindo naquilo que você é qualificado para realizar e no que a empresa está buscando.

Realize o seu plano de carreira aqui, na Personale!

Se você já traçou um plano de carreira, conte com a Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos, para encontrar a empresa ideal para você! 

Afinal, desde 1993, divulgamos oportunidades de trabalho, serviços de recrutamento, seleção, avaliação de potencial, entre outros. Fique atento às nossas vagas e, para saber mais, entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *