As 4 principais tendências do mercado de trabalho para 2022 | Personale

As 4 principais tendências do mercado de trabalho para 2022

O mercado de trabalho acompanha as mudanças da sociedade. Por isso, em meio às transformações que temos vivido nos últimos tempos, é possível observar as modificações que aconteceram e apontar as tendências para 2022. Portanto, se você é um gestor ou um colaborador, esteja preparado para o mercado de trabalho. Quer saber quais são essas tendências? Continue a leitura!

Confira as principais tendências para o mercado de trabalho para 2022

Com a pandemia, muitas transformações aconteceram no mercado de trabalho, como, por exemplo, o recrutamento online em processos seletivos. O isolamento social necessário acelerou o avanço tecnológico e proporcionou novas experiências que, antes, não eram tão comuns no Brasil, como o modelo híbrido de trabalho. A partir disso, é possível indicar as principais tendências do mercado de trabalho para 2022. Confira abaixo quais são!

1. Trabalho remoto

Por causa da pandemia da Covid-19, o trabalho remoto foi muito adotado em 2020 e 2021. Sendo considerado algo impossível para muitas empresas, diversas organizações se adaptaram e ponderam a ideia de permanecer nesse modelo. Isso porque 91% dos profissionais entrevistados pelo Guia Salarial 2022 declararam que trabalhariam remotamente em outros estados e países. Além disso, 64% afirmaram que conhecem pessoas que receberam esse tipo de oferta.

2. Saúde mental dos colaboradores é prioridade

De acordo com o Guia Salarial 2022, 53% dos líderes de equipes concordam que os colaboradores estão mais vulneráveis a terem crise de ansiedade e síndrome de Burnout. É fato que a saúde mental influencia em tudo na vida das pessoas, inclusive no quesito profissional. Por isso, ela deve ser uma prioridade entre as empresas, assim como a inteligência emocional.

3. Diferentes gerações no convívio profissional

Segundo informações da Folha de São Paulo, as pessoas estão vivendo mais e necessitam trabalhar por mais tempo. Por isso, será comum ter o convívio profissional com indivíduos das quatro gerações: Baby Boomers (acima dos 55 anos), Geração X (35 a 54 anos), Millennials (25 a 34 anos) e Geração Z (18 a 24 anos). Sendo assim, é fundamental que as empresas façam a aproximação dessas pessoas, que podem aprender muito umas com as outras.

4. Novas demandas e dificuldade em encontrar talentos

Com as transformações do mercado de trabalho, novas demandas surgiram. Por isso, é essencial que os profissionais acompanhem essas mudanças e se atualizem cada vez mais, buscando conhecimento e desenvolvendo habilidades. No entanto, por serem competências novas exigidas, a dificuldade de encontrar profissionais qualificados será um desafio para as corporações.

Mais do que uma tendência, a tecnologia já se tornou uma necessidade para o mercado de trabalho em 2022. Essa demanda evoluiu com a pandemia da Covid-19, já que, com o isolamento social, foi necessário o maior uso de ferramentas digitais no desenvolvimento das atividades profissionais. Logo, quem não tinha o costume de utilizá-las em seu trabalho, passou a usar. Assim, será ainda mais exigido que os trabalhadores tenham conhecimento sobre as tecnologias essenciais em meio à sua profissionalização.

Conte com a Personale em questões relacionadas ao mercado de trabalho em 2022

Sendo um gestor ou um profissional em busca de vagas, é fundamental estar atento às novidades e transformações do mercado de trabalho para preparar-se. Para isso, conte com a Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos. Desde 1993, a Personale está fundamentada no talento e na competência da equipe de profissionais engajados e tem o foco de desenvolver soluções customizadas que atendam às empresas e contribuam com os resultados de cada uma. Entre em contato e conte conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *