Quais as vantagens do trabalho temporário?

Saiba quais as vantagens e como funciona um trabalho temporário

Está procurando uma maneira de ganhar um dinheiro extra? O trabalho temporário pode ser a melhor alternativa para quem tem pressa para entrar no mercado de trabalho. E os números são bastante positivos para as pessoas que se interessam por empregos de curta duração, que surgem conforme a sazonalidade do mercado.

A CNC, Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços, divulgou estimativa de contratação temporária para o natal de 2019 com crescimento de 4% nas vagas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Este aumento se deve às ações de Black Friday e, em sequência, à grande procura dos clientes pelos presentes de natal. A entidade chegou a registrar mais de 90 mil postos de trabalho temporário nestas datas.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) foi ainda mais otimista, já que sua estimativa de criação de vagas de trabalho temporário até dezembro de 2018 foi de 570 mil posições. Em outras palavras, são mais de 500 mil oportunidades para você que está desempregado conseguir uma colocação.

Qual a melhor época para procurar um trabalho temporário?

Muitas pessoas consideram que a melhor época para procurar e conseguir um trabalho temporário é no final do ano, porém no início de março, a procura por mão de obra aumenta devido a Páscoa e ao Dia das Mães, que pode superar o Natal em termos de faturamento e procura por funcionários.

Além disso, outra informação interessante para os empenhados em conseguir voltar para o mercado através do trabalho temporário: segundo expectativa da Asserttem, cerca de 25% dos contratados acabam sendo efetivados.

Quais são as vantagens do trabalho temporário regido pela Lei 6.019?

Existem muitas vantagens de entrar no mercado de trabalho através das vagas de trabalho temporário que as empresas oferecem:

  • Elas estão disponíveis todos os anos e são sazonais, como na Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Natal;
  • As cidades turísticas estão sempre com vagas abertas de trabalho temporário, pois recebem, em determinadas épocas do ano, um grande número de visitantes, como o Rio de Janeiro no verão e Gramado no inverno;
  • As associações e entidades que representam os trabalhadores temporários lutam em prol da flexibilização para facilitar e aumentar o número de contratações;
  • Quem ocupa as vagas de trabalho temporário mantém o currículo atualizado, aumentando as chances de conseguir uma contratação de longo prazo;
  • O CV também fica mais diversificado no que se trata de funções exercidas no trabalho;
  • O profissional que assume o trabalho temporário mostra-se mais flexível com horários e funções, algo muito valorizado pelas empresas atualmente;
  • É uma maneira de conseguir uma posição no mercado de trabalho, mesmo que temporariamente.

O trabalho temporário tem data para começar e terminar, mas pode ser de 1 até 270 dias. Normalmente o contrato firmado é específico para trabalho temporário, com todos os termos referentes às obrigações do empregador e do trabalhador.

Personale Consultoria

Para conseguir uma posição de trabalho temporário no comércio, indústria ou serviço, dependendo da sua experiência e área de formação, o ideal é procurar uma empresa registrada no Ministério do Trabalho como Empresa de Trabalho Temporário, como a Personale Consultoria RH. Assim, você terá todos os direitos trabalhistas garantidos como: salário, horas extras, férias e 13º salário proporcionais, seguro de acidente de trabalho, carteira assinada na condição de trabalhador temporário, entre outros.

Para as empresas, a Personale Consultoria pode apoiar na seleção dos profissionais, exames médicos, contratos de trabalho, administração dos benefícios, folha de pagamento, depósito dos salários até às rescisões contratuais.

Nosso time da área de recursos humanos (RH) saberá orientar você que está procurando emprego e também o contrário, caso seja empresário e esteja precisando de profissionais para trabalho temporário em uma de suas unidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *