O que é recrutamento social e quais as vantagens dessa estratégia

Recrutamento social: confira as vantagens para a sua empresa

O recrutamento social, ou social hiring, é um método cada vez mais utilizado pelas empresas para atrair novos talentos. Este modelo de captação de candidatos baseia-se na utilização das redes sociais para divulgar vagas e chamar a atenção de potenciais candidatos.

A principal vantagem do recrutamento social é que ele permite que as empresas cheguem a um número maior de pessoas, aumentando consideravelmente as chances de encontrar o candidato ideal para a vaga. 

Para utilizar o recrutamento social da maneira correta, é importante entender como funcionam as redes sociais e quais são as melhores maneiras de divulgar vagas por meio delas. Confira a seguir as vantagens de investir no recrutamento social como estratégia para a sua empresa. 

Quais são os benefícios do recrutamento social?

Os benefícios do recrutamento social, também chamado de marketing de recrutamento, são múltiplos. Falaremos mais sobre cada um deles. Confira.

Inclusão social

Primeiramente, esse modelo de seleção de talentos promove a inclusão de diversos perfis profissionais, dando oportunidades para aqueles que não teriam acesso a processos seletivos mais tradicionais. Ademais, o recrutamento social tende a gerar um grupo mais heterogêneo e diverso de candidatos, o que torna as empresas mais competitivas no mercado. 

Menos custos e mais agilidade no processo

Outro ponto positivo é que esse tipo de seleção costuma ser mais rápido e barato do que os processos convencionais, uma vez que dispensa a realização de anúncios e entrevistas em massa. Por fim, o recrutamento social pode gerar maior engajamento dos funcionários, pois estes tendem a se identificar mais com as organizações nas quais foram contratados por meio desse tipo de processo.

Mais credibilidade para a imagem da empresa

O recrutamento social pode ser utilizado como uma ferramenta para aplicar employer branding, que são estratégias de ganhos de credibilidade para a imagem da empresa. Portanto, por meio do recrutamento social, é possível tornar o perfil empresarial uma porta de entrada de novos talentos.

Como funciona o recrutamento social?

O recrutamento social é uma estratégia de marketing que utiliza as mídias sociais para alcançar potenciais candidatos a uma vaga de emprego. As empresas podem usar o recrutamento social para promover vagas, divulgar eventos de networking e, em geral, aumentar a conscientização sobre a marca da empresa como um bom lugar para se trabalhar. Portanto, recrutamento social também pode ser usado para pesquisar candidatos, avaliar perfis e entrevistar potenciais aspirantes às vagas.

Crie e desenvolva a marca nas redes sociais

As redes sociais são uma ótima maneira de criar e desenvolver a marca da sua empresa. Elas permitem que você se conecte diretamente com o seu público-alvo e crie um relacionamento com eles. Ademais, as redes sociais também são uma ótima plataforma para promover a sua marca e para gerar leads. A seguir você encontra algumas dicas para ajudar a criar e desenvolver a marca da sua empresa nas redes sociais:

1. Crie um perfil profissional para a sua empresa nas principais redes sociais

Como o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Google Currents. Não se esqueça de preencher todas as informações relevantes sobre a sua empresa nos perfis, como a história, os produtos/serviços oferecidos, os endereços de e-mail e os números de telefone.

2. Invista em uma boa imagem de perfil e capa para as redes sociais da sua empresa

A imagem de perfil representa a marca da sua empresa nas redes sociais, portanto, escolha cuidadosamente uma imagem que transmita os valores da sua marca. A imagem de capa é um ótimo lugar para promover eventos especiais da sua empresa ou para exibir o seu logotipo com orgulho.

3. Publique conteúdo relevante e interessante nas redes sociais 

Esse passo é crucial para o desenvolvimento da marca. O conteúdo que você publicar nas redes sociais deve estar relacionado às metas/objetivos da sua empresa. Além disso, ele também precisa ser interessante e relevante para o seu público-alvo. Caso contrário, você não conseguirá engajá-los, nem despertar o seu interesse pela marca.

4. Interaja com as pessoas nas redes sociais

Responder às perguntas dos seus seguidores, agradecer pelos elogios e até mesmo lidar com as críticas de forma profissional mostra que a sua empresa está disposta a estabelecer um diálogo aberto com o público. Isso irá reforçar a imagem positiva da marca na mente das pessoas.

Personale: empresa de RH no Rio de Janeiro com foco em inovação!

Para que sua empresa continue crescendo e se destaque, é essencial pensar em uma estratégia de recrutamento social. Com uma forte presença nas redes sociais é possível ter menos custos e mais agilidade no processo de seleção e ainda melhorar a credibilidade da sua empresa.

Nós somos a Personale, uma empresa de RH no Rio de Janeiro especializada em gerar soluções em recursos humanos. Entre em contato conosco, vamos juntos alinhar estratégias customizadas para o seu negócio. 

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