Modelo Híbrido de Trabalho | Personale

Modelo híbrido de trabalho é tendência pós-pandemia

A pandemia da Covid-19 acarretou muitas mudanças na sociedade. Para evitar o contágio do vírus, o isolamento social foi necessário. Com isso, diversas empresas precisaram adotar novas formas de trabalho. O home office, que antes não era tão adotado no Brasil, foi intensificado e aprovado por muitas organizações. Mas a tendência pós-pandemia é o modelo híbrido de trabalho. Para saber como ele funciona, continue a leitura!

 

O que é o modelo híbrido de trabalho?

 

O modelo híbrido é uma forma de trabalho que consiste na maior autonomia que as empresas oferecem aos seus colaboradores de realizar suas tarefas profissionais fora do escritório. Assim, as organizações dão a oportunidade de trabalhar de qualquer lugar em uma semana e na empresa em outra, por exemplo. Além do home office, o colaborador pode optar por fazer suas atividades em um coworking, ideia de escritório compartilhado que surgiu por causa dessa tendência, que já vem acontecendo em outros países há mais tempo.

 

Esse movimento do modelo híbrido já tem sido um sucesso ao redor do mundo e é conhecido como Anywhere Office. Traduzindo para a língua portuguesa, o termo significa “escritório em qualquer lugar”. Assim, além da própria residência e do coworking, o profissional pode trabalhar na cafeteria, no parque ou, até mesmo, na praia. Dessa forma, o local de trabalho é escolhido pelo colaborador como quiser, desde que cumpra com suas tarefas.

 

Modelo híbrido como tendência no mercado de trabalho pós-pandemia

 

O home office foi ainda mais adotado no Brasil durante essa pandemia. Com isso, muitas empresas passaram a ter um novo olhar sobre essa forma de trabalhar. A verdade é que, assim como tudo no mundo, o mercado de trabalho vai passar por mudanças na fase pós-pandemia também. Com a maior aprovação do home office, o modelo híbrido passou a ser considerado entre as organizações e é apontado como uma tendência após a pandemia.

 

Tal afirmação pode ser comprovada com a pesquisa realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), apresentada no dia 18 de março de 2021. Os resultados do estudo indicaram que a combinação do trabalho remoto e presencial será ainda mais utilizada. Das 30 agências que participaram da pesquisa, 56,7% responderam que vão aderir completamente ao modelo híbrido após a vacinação em todos e 16,7% pretendem trabalhar presencialmente.

 

A tendência indicada pelo estudo tem alguns motivos para ser tão adotada. Ainda de acordo com a pesquisa, o aumento da produtividade foi apontado por 73% dos entrevistados como um dos benefícios do modelo híbrido. Outras vantagens são mais foco, flexibilidade e convívio com a família. Além disso, as reuniões de equipe passaram a ser mais objetivas e o tempo de trabalho é melhor aproveitado, conforme declarado nas entrevistas.

 

Em modelo híbrido, home office ou presencial, conte com a Personale para encontrar vagas

O modelo híbrido é uma forte tendência para o futuro, mas o home office e o presencial continuarão sendo formas de trabalho para você no mercado de trabalho. Para encontrar a vaga em uma organização, conte com a Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos. Fundada em 1993, a Personale se tornou um dos mais importantes centros de geração de soluções em Recursos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, a instituição une profissionais em busca de trabalho à empresas que procuram colaboradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *