Fit cultural | Personale

O que é fit cultural e qual a sua importância?

O mercado de trabalho passou por inúmeras transformações nos últimos anos, inclusive no processo de seleção. Não há muito tempo, colaboradores atuavam por décadas na mesma empresa. Hoje, isso mudou. Além de novos desafios, os profissionais mais jovens buscam identificação com os valores da instituição em que trabalham.

Neste sentido, um conjunto de testes comportamentais alinhados com a cultura organizacional da empresa, o fit cultural, é recomendado antes de uma contratação. Mas, afinal, como funciona essa avaliação e qual a sua importância? Falaremos sobre isso neste artigo!

O que é fit cultural?

O fit cultural é uma análise comportamental de candidatos. A avaliação é usada em processos seletivos para “filtrar” perfis de profissionais mais alinhados com a cultura da empresa, ou seja, valores, crenças e competências são colocados à prova.

Vale destacar que não há uma resposta certa para esses testes. A intenção dos recrutadores é apenas analisar o comportamento dos candidatos diante de situações reais. Por exemplo, uma organização de Comunicação está em busca de um gerente de projetos. Os perfis criativos e com bom entrosamento terão maior destaque, enquanto candidatos mais analíticos serão priorizados para cargos mais conservadores, como do mercado financeiro.

Com isto, profissionais de RH conseguem encontrar candidatos que se enquadram melhor no perfil da vaga disponível. Afinal, hoje, um currículo arrojado não garante o emprego dos sonhos. Habilidades interpessoais, conhecidas como soft skills, são muito valorizadas em um processo seletivo.

Qual a importância do fit cultural?

Você deve estar se perguntando qual a real importância do fit cultural. Acontece que profissionais com comportamentos alinhados com a empresa compartilham da mesma visão mercadológica. Neste contexto, cria-se uma cultura única na instituição, proporcionando um clima organizacional agradável.

Além disso, podemos citar pelo menos outras 3 vantagens do fit cultural. Confira!

1. Retenção de talentos

Quem nunca ouviu a expressão “vestir a camisa da empresa”? Quando um funcionário se dedica de tal forma à organização, é porque há uma identificação. Colaboradores empenhados costumam se destacar entre a multidão, e, através de processos seletivos assertivos, é possível encontrar mais profissionais com este perfil.

Com treinamentos adequados, esses profissionais desenvolvem as qualidades necessárias para assumir novas responsabilidades. Ou seja, além da empresa reduzir a rotatividade de funcionários, ainda retém talentos.

2. Produtividade

Colaborador satisfeito produz mais. Lembrando que produtividade não está relacionada à quantidade de horas contabilizadas, mas sim ao volume de trabalho produzido dentro do seu horário.

Para conquistar essa excelência, o colaborador precisa de motivação. Ou seja, um profissional que não concorda com os valores da empresa, possivelmente, não terá sua melhor performance, diferente de quando há uma identificação com trabalho. Neste caso, o funcionário entregará o seu melhor, logo, será mais produtivo.

3. Melhor convivência

Conflitos e estresses são motivos para desligamento. Cada vez mais, profissionais estão priorizando ambientes seguros e harmônicos para trabalhar.

Para isto, a empresa deve valorizar a comunicação interpessoal entre os colaboradores. E, através do fit cultural, é possível encontrar gestores com capacidade de estabelecer canais de comunicação entre as equipes.

Como funciona o fit cultural?

Antes de qualquer coisa, a empresa deve documentar sua cultura, ou seja, pontuar de forma clara quais são os seus valores, crenças e tradições. E, então, a equipe de RH poderá filtrar, de forma assertiva, profissionais alinhados com essas questões.

No fit cultural, situações reais são abordadas, bem como identificação com comportamentos e emoções abordadas nos testes. Através dessas avaliações, é possível analisar níveis de flexibilidade, estabilidade emocional, persuasão, competitividade, postura de liderança e muito mais.

Processos seletivos são na Personale

Profissionais de RH são os mais indicados para seguir com processos seletivos e, logo, com aplicações de fit cultural. Na Personale, empresa de soluções e consultoria em recursos humanos, você encontra uma equipe de recrutamento experiente e qualificada em avaliações comportamentais e técnicas. Entre em contato conosco e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *