Personale | Setor de eventos: perspectivas para 2022

Setor de eventos: perspectivas para 2022

Com a pandemia do novo Coronavírus e a necessidade de isolamento social, muitos eventos foram cancelados ou realizados de forma remota, gerando um prejuízo de 270 bilhões de reais entre março e dezembro de 2020 e um impacto nunca antes visto no setor de eventos. A impossibilidade de realizar os eventos de forma presencial para a não circulação do vírus de Covid-19, levou ao desemprego em torno de 3 milhões de pessoas.

Atualmente, o setor de eventos representa 13% do PIB do Brasil e algumas soluções criativas surgiram como reuniões em drive-in, shows com limite de pessoas e eventos híbridos. Leia esse texto até o final e saiba quais são as perspectivas do setor de eventos para 2022.

Retomada do setor de eventos

A retomada dos eventos presenciais como shows, exposições, corridas de rua e feiras corporativas, já começou a apresentar um resultado positivo em 2021. Mas é em 2022, em um cenário de vacinação de toda a sociedade, com estabilidade baixa nos casos de Covid-19 e com as flexibilizações das restrições, que estima-se uma retomada completa.

Perspectivas do setor de eventos para 2022

A perspectiva para 2022 é que tenham mais de 700 eventos no Brasil e que 100% da programação tenha sido retomada. Com isso, surgirão oportunidades de emprego em vários setores. O atual momento é de transição, pois alguns profissionais ficaram sem atividades durante esse período e outros mudaram para outro segmento. Logo, eles precisam se recolocar no mercado de trabalho.

Atualmente há uma grande expectativa para abertura de oportunidades. Portanto, os profissionais do setor de eventos devem se especializar, investir na carreira, se prepararem para as entrevistas de emprego e se adaptarem às novas formas de trabalho que irão surgir. Porém, vale ressaltar, que a decisão final cabe a cada Prefeitura, que vai decretar quais restrições serão implementadas se tivermos novas variantes e casos de Covid-19 no Brasil.

Eventos

Alguns eventos já estão acontecendo com medidas de restrição como, por exemplo, os jogos de futebol, onde é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação durante a compra dos ingressos. Há também os eventos-teste para vacinados sem a obrigatoriedade da utilização da máscara, mas com limite no número de pessoas: em torno de 500 a 5 mil.

1- Copa do Mundo de 2022

Um dos maiores eventos esportivos do mundo tem previsão para acontecer em 2022 no Qatar. Isso é muito importante para o setor de eventos, pois demonstra a possibilidade da retomada completa e movimenta a economia mundial. Na Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro, a Personale contratou, fez a gestão e treinou grande parte do staff, tendo expressiva participação no sucesso do evento.

2- Rock in Rio 2022

A Personale também já atuou em 2 edições do Rock in Rio, realizando o processo seletivo, contratos de trabalho, treinamento, fornecendo uniformes, gerindo a folha de pagamento e benefícios de todo o Staff e, na sequência, a comprovação da documentação junto ao Ministério do Trabalho. Ou seja, realizando desde o briefing até a gestão durante todo o evento.

Gestão de eventos é com a Personale

Com uma retomada responsável, é possível ver um cenário positivo para o setor de eventos em 2022. A Personale, empresa de soluções e consultoria em Recursos Humanos, já atuou em diversos megaeventos e oferece uma contratação focada em grupo, desde o briefing até a gestão durante todo o evento. Desta forma, o cliente consegue ter foco na produção e operação. Entre em contato e saiba mais!